Publicado por: José Luiz | 23/09/2009

7 hábitos das pessoas super DESorganizadas

setembro/2009  por José Luiz S.Cunha

clutter_orange_county-724599 Recentemente escrevi o artigo 7 hábitos das pessoas super organizadas, comentando também o   significado holístico do número 7. Bem agora apresento a vocês os 7 hábitos das pessoas super desorganizadas. Pessoas super desorganizadas ou cronicamente desorganizadas, possuem características comuns, como a dificuldade crônica de encontrar objetos perdidos, dificuldade de concentração ou um senso equivocado quanto ao tempo necessário para completar uma tarefa. Vamos identificar os 7 destes hábitos: ( que devemos procurar modificar)

  1. posso precisar disso um dia” – o hábito de acumular coisas e de guardar um monte de tranqueiras que não servem pra nada e nunca vão ser utilizadas, é uma das principais causas da bagunça e desorganização. Pessoas com este hábito estão sempre procurando por mais espaço,  mais gavetas, mais armários, mais salas… a má notícia é que nunca haverá espaço suficiente. Em muitos casos, a bagunça tem a ver com o medo de perder memórias ou lembranças, com a preocupação com o futuro ou ainda com a sensação de que alguma coisa ruim pode acontecer. Pode ter a ver ainda com a forma como lidamos com uma perda ou como mascaramos a dor de um trauma recente.
  2. pode colocar aí mesmo” – o hábito de não separar as coisas, não classificá-las ou categorizá-las adequadamente, faz com que nunca exista um lugar certo para colocar um documento ou objeto, e sobra apenas a opção de “deixa por aí mesmo”. Bagunça no estado da arte!
  3. segunda feira eu vejo isso” – o clássico e terrível hábito de deixar tudo para depois. Depois eu vejo, amanhã eu faço, segunda feira começo meu regime e por aí vai. A procrastinação (ato de deixar para depois o que deveria ser feito agora) pode ter origem em diversos fatores mas os dois principais são a desorganização pessoal (muitos exemplos neste artigo) e o perfeccionismo. Como diz um ditado popular, o perfeccionismo é o pior inimigo do suficientemente bom.
  4. eu me encontro na minha bagunça” – o hábito de manter uma bagunça “federal” em suas mesas de trabalho, suas gavetas e seus arquivos vem da suposta habilidade dos desorganizados em encontrar as coisas no meio do caos. Uma ilusão. Na verdade a falta de noção, o não saber por onde começar, ou mesmo a falsa idéia de que organizar vai tomar muito tempo, acaba forçando a decisão de que é melhor deixar tudo como está.O que as pessoas assim se esquecem é que tudo pode piorar, sempre.
  5. uso sempre minha super memória” – Um ser iluminado! Tem o hábito de contar sempre com sua memória de elefante. Muitas vezes porém, precisa lançar mão da memória alheia. Não utiliza agenda e não tem o costume de marcar compromissos ou registrar lembretes. Pessoas com este hábito, estão sempre estressadas e pior, estressando aqueles que convivem com ela.
  6. desculpe o atraso” – o hábito de deixar tudo para a última hora, e não planejar e programar suas atividades, faz com que pessoas assim percam a noção e senso no uso do tempo, e por conta disso estão sempre atrasadas para os seus compromissos ou perdendo prazos para entrega de trabalhos.   Doenças repentinas, pneus furados, congestionamentos “monstro” e outras desculpas esfarrapadas estão sempre na sua lista.
  7. São Longuinho,São Longuinho” – Bem, nem sempre o Santo está à disposição, e o hábito de perder documentos, arquivos no computador, chaves, sapatos, crianças (sim, crianças! Veja esse vídeo) faz com que estas pessoas tenham muito retrabalho e muito stress adicional, afetando de forma impiedosa sua produtividade.

Se você está descobrindo que – você, um membro da família ou um colega de  trabalho é cronicamente desorganizado (CD), antes de tudo, seja  paciente! Muitas vezes essa pessoa trás um histórico complicado e pode levar algum tempo para  aprender novas habilidades e estratégias para lidar com o problema.  Algumas pessoas CD estão entre as mais criativas e inovadoras. Entender as causas da desorganização, encontrar a melhor forma de comunicação com esta pessoa, ou buscar a ajuda de um organizador profissional pode facilitar as coisas.

Estamos lançando este mês a promoção O Desorganizado, participe e concorra a prêmios exclusivos.

O desorganizado

Promoção O Desorganizado.Clique na figura

iTempo

Organize-se, você pode!

José Luiz S.Cunha

OZ! Organize Sua Vida

About these ads

Responses

  1. Gostaria de saber se o site http://www.organizesuavida.com.br/si/site/480106onde ele publicou um post parecido é de vocês?
    Pois a Andréia, comentou que eu não tinha publicado a fonte dela no meu blog, como me pareceu que são duas fontes, eu coloquei o seu e o dela.

    • Olá Anna, muitas matérias que são publicadas aqui no Blog organizadOZ! são também publicadas em nosso site organizesuavida.com.br. Se preferir pode deixar apenas o site como referencia. Grato

  2. Descordo plenamente com o que foi dito neste artigo. As pessoas desorganizadas podem ser até mais inteligentes que as extremamente organizadas e podem ter resultados ainda melhores. Fonte? Eu mesmo, um exemplo. É por isso que julgo inútil a teoria japonesa dos 5S`s,é criar teoria pra coisas óbvias. Cada um se organiza à sua maneira para obter os resultado que precisa.

    • olá Juliano, eu não disse em nenhum momento que pessoas desorganizadas sejam menos inteligentes e sim que são menos produtivas, e isso é fato comprovado através de inúmeras pesquisas pelo mundo todo.Certamente existem excessões para toda regra, e este pode ser o seu caso. O que posso garantir é que se você consegue obter bons resultados sendo desorganizado, melhoraria bastante sua performance se fosse mais organizado. Concordo quando você diz que cada se organiza à sua maneira. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, por isso cada um deve buscar seu próprio caminho. Meu objetivo não é o de criar regras únicas, mas sim o o de indicar alternativas.

  3. Interessante e necessário para mtas pessoas que sofrem com isto!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: