O número 7 tem significados diversos, na mitologia, na religião ou mesmo nas coisas comuns em nossa vida. Deus criou o mundo em 7 dias, são 7 os arcanjos do reino de Deus, são 7 os pecados capitais e são 7 os degraus da Escada de Jacob referidos na Bíblia, e que representam os 7 Planetas Sagrados por onde temos de passar até chegar á Perfeição. Temos também 7 dias na semana, 7 cores no arco iris, são 7 notas musicais, o cinema é a sétima, das 7 artes. Temos ainda os 7 anões da Branca de Neve, os 7 cavaleiros do apocalipse e até o Windows (espero que agora funcione) resolveu ser 7 .
Falando de forma mais prática, também Stephen Covey escreveu o livro 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Bom, tudo isso posto, me senti motivado a escrever os 7 hábitos das pessoas super organizadas. Vamos lá.
1. Elas tem um lugar para cada coisa. Cada item que possuem tem um local adequado, uma “casa”. Os livros estão na estante de livros (incrível não?). Os CDs estão em porta CDs, organizados. Os documentos estão em pastas de arquivos etc.
2. Elas colocam as coisas de volta no lugar. Uma vez que um objeto qualquer não será mais utilizado, ele não fica vagando por lugares temporários (por ex.o “triângulo das Bermudas” entre a sala de jantar e a cozinha), e sim retorna imediatamente à sua “casa”, o seu lugar de origem.
3. Elas anotam as coisas. Pessoas organizadas costumam anotar seus compromissos, tarefas e listas de lembretes. Isto é feito de forma constante e consistente, em suas agendas. Elas não ficam perdendo tempo e paciência tentando lembrar das coisas (muitas vezes perdidas num mar de informações em suas pobres cabeças).
4. Elas não acumulam papéis. Papéis e documentos que devem ser guardados, são arquivados diariamente.Correspondências são abertas perto do lixo, e papéis desnecessários são descartados imediatamente. Contas são colocadas na pasta de contas a pagar, revistas são lidas e guardadas por uma semana ou duas, depois doadas ou descartadas. (elas não guardam eternamente, promoções que devem terminar em 1 semana)
5. Elas não deixam as coisas para depois. Quando alguma coisa deve ser feita, as pessoas organizadas costumam agendar, planejar ou simplesmente executar a tarefa o quanto antes. Desta forma evitam acumulo de serviço, prazos apertados e outros problemas causados pela Procrastinação. Procrastinar é voluntariamente deixar para depois o que deveria ser feito agora. (eu sei, eu sei, você não faz isso)
6.Elas tem prazos e objetivos. Pessoas organizadas sabem que para obter resultados, precisam saber claramente aonde querem chegar e em que prazo. Elas fazem revisões periódicas em seu planejamento.
7. Elas mantém apenas as coisas necessárias. Pessoas organizadas não acumulam coisas. Não ocupam espaço com objetos inúteis, roupas que não utilizam há anos, revistas antigas, etc. Apenas as coisas que lhe são úteis ou proporcionam algum prazer, são mantidas. Estas pessoas acreditam na simplicidade. Elas respiram mais facilmente se puderem circular em seus espaços sem ter que esbarrar em caixas ou naquele pé de pato velho.
Organize-se! Você pode!
José Luiz S.Cunha
Sensacional esse post! Vou enviar para meus amigos, creditando o blog, ok?
By: Tatiana T on 25/06/2009
at 11:37
Confesso que tenho que colcar estes topicos acima em pratica, confesso que em materia de organização tenho deixado a desejar, aos poucos vou colocando as coisas em ordem.
By: Flavia on 25/06/2009
at 13:53
Muito bom o artigo. Toques interessantes, só preciso colocar em prática nem que seja um por ano.
Vou tentar…
Obrigada pelas dicas
By: NEYDE RODRIGUES DOS SANTOS on 25/06/2009
at 15:51
Parabens !!! Adorei a dicas, e principalmente a ideia do blog.
Sucesso.
Patricia Sanches
By: Patricia Sanches on 26/06/2009
at 9:06
Adorei esse artigo, sou cobrada em meu trabalho para me organizar bem, mas devido a minha falha em gerenciar meu tempo não obtive ainda o sucesso desejado.
Procurarei me empenhar bastante e achei o máximo esse artigo. Obrigasa.
Janete
By: janete on 27/06/2009
at 21:25
Muito bom, amei este artigo. Vou tentar colocar em prática. Confesso que pra mim não será fácil. Grata Bjs
By: Edilaine on 28/06/2009
at 20:02
Eu que sou blogueira doente adorei a ideia do blog.
A minha dica é que vocês postem outros organizadores além dos da loja OZ algo como improvisar com o que temos em casa.
Um abraço, estarei por aqui sempre!
By: Josyrene on 02/07/2009
at 18:42
Olá Josy(acertei o apelido?). Obrigado pela dica. Por enquanto estamos ainda em fase de estruturação, mas vamos estudar esta possibilidade sim. De qualquer forma o canal já está aberto. Até mais
By: José Luiz on 02/07/2009
at 19:22
O site e as idéias de José Luiz são realmente bacanas, muito interessantes. Procuro associá-las à outras novas ciências de comportamento que venho estudando, mas acho que esse lance de sistemática é um pouco genético… me considero um dos mais competentes “TEÓRICOS DA ORGANIZAÇÃO”, tenho idéias incríveis. mas na prática tenho certa dificuldade para manter a ordem sempre. mas continuo lendo e estudando. Abraços Eduardo
By: Eduardo Brandão on 07/07/2009
at 16:55
Olha Eduardo, ser organizado em algo não significa ser “sistemático” não. Acho que tem mais a ver com atitude e um pouco de disciplina. Acontece que muitas vezes, pra que isso aconteça, é necessário uma MUDANÇA DE PERCEPÇÃO. Só quando nos sentimos genuinamente incomodados com nossa desorganização numa área da nossa vida, ou quando percebemos o benefício que a organização poderá nos trazer, é que resolvemos nos mexer. Como costumo dizer, a ficha tem que cair! Um abraço
By: José Luiz on 07/07/2009
at 19:11
Olá Luiz,
Isso é realmente verdade… andei me sentindo incomodado com desorganização financeira, doméstica, desorganização fiscal e outras. E isso acaba por refletir na família, pois a esposa reclama de coisas não realizadas, os filhos sempre atualizados solicitam renovação, novas formas de lazer, e enfim, para conseguirmos nos manter sempre em dia com as coisas e longe do caos doméstico, e empresarial, alguma dose razoável de organização é essencial. Atualmente me mantenho atento às matérias do site OZ e já fiz muitos progressos. Um deles foi criar um protocolo de organização e métodos adaptado para o meu segmento de trabalho. Começei acabando com o caos que era minha mesa… Estamos avançando… abraços Eduardo Brandão
By: Eduardo Brandão on 03/08/2009
at 7:50
Amei!conceitos conhecidos,colocados de uma forma prática e bem humorada.
By: Maura on 31/07/2009
at 15:20
Já consegui bastante progressos, só preciso livrar-me de revistas interessantes, não consigo!
Antes da reciclagem virar moda, eu já praticava, pois as vêzes olho p algo inútil e já me vem uma idéia p reciclar.
Grata, gostei das dicas
Bebel
By: Bebel Seabra on 04/08/2009
at 16:16
Olá!!!
Já pratico muito dessas regrinhas e realmente funcionam. Assim a vida flui mais livremente, sem muito estress e aborrecimentos.UFA!! É tudo de bom!!!
Um abraço
By: Olga Maria on 01/09/2009
at 20:21
dez, tenho muitas coisas pra resolver, porém decidi que primeiro vou organizar minha casa, é que a bagunça dela tá refletindo negativamente emtudo o mais na minha vida.Ainda não consegui aprender a usar a aenda, toda vez que lembro de anotar algo , ela está longe de mim ,e o pior de tudo é quando anoto e esqueço de ler no dia seguinte, mas ainda chego lá.amei a forma em que estes 07 hábitos foram colocados.Li o livro do stephen e sinnceramente achei muito chato, não gostei nem um pouco.Prefiro você
By: Darcy on 08/09/2009
at 0:07
Otimo artigo
By: Jose Roberto on 01/10/2009
at 10:03
Adorei!
E me encaixei em alguns deste hábitos!!
Me aperfeiçoarei !
Muito bom!
By: sandra dias on 01/10/2009
at 12:07
Gostei muito da matéria do artigo. Alguns itens já aplico na minha vida, mas tem outros que ainda não consegui aplicar.
Acho que pra pessoa ser organizada leva um certo tempo, e é neste tempo que leva que as coisas passarão a ser hábito diário, com isso conseguiremos chegar a ter uma vida bem organizada.
Um dia chego lá!!!
Abraços.
By: Vanessa on 01/10/2009
at 13:26
Oi!
Bom todos nós sabemos disto! Mas é incrível quando alguém fala ou nos escreve!
Eu tenho a péssima mania, mau hábito, sei lá … de guardar quase tudo!
Eu disse quase .. rsrsrs
Mas estou me livrando dessa maldição!
Adorei o site! É ótimo, perfeito, dicas interessantes.
Muito obrigada por me ajudarem a planejar e organizar um pouco mais a minha vida!
Vlw!
By: Silvania on 01/10/2009
at 13:39
Como estava precisando de uma direção desta!!! tenho vivido a beira de um estresse em função da desorganização e sem saber como começar a modificar este estado. Fiquei imensamente feliz com estas orientações que passarei a por em pratica com o máximo de brevidade. Com meu agradecimento, votos de sempre sucesso!
By: waldener on 01/10/2009
at 14:21
Muito bom , interessante vou imprmir e colocar na mesa de todos so funcinários da minha empresa principalmente na minha
muito bom!!
obrigado pela ajuda
abraços
Marisa
By: MARISA GRAÇA on 01/10/2009
at 18:43
Sabe o que me chamou mais atenção? pessoas organizadas não gostam de ficar esbarrando em coisas pelo caminho. Eu não gosto mesmo!
Mas confesso: ainda não sou muito organizada, não.
By: Aulary on 01/10/2009
at 21:44
Que legal, sinto que pessoas assim precisam de ajuda.Queremos e não conseguimos. Com estas dicas certamnete ficaram mais facil nos adequar.
Sinto que com a organização ganhamos mais tempo,pq tudo se torna fácil. E esse tempo que ganhamos,podemos empregar em coisas que nos tragam prazer.Obrigada
By: RONE PEREIRA on 02/10/2009
at 16:07
Olá, no item: 7 HÁBITOS DAS PESSOAS DESORGANIZADAS, qdo vc acessa cai no 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ORGANIZADAS, ok? agradeço.
By: Maria on 05/10/2009
at 17:08
Obrigado pela observação. Realmente houve um erro da equipe de produção.
By: José Luiz on 06/10/2009
at 21:44
Adorei!!! Porém ainda deixo a desejar em alguns ítens como, planejar e acompanhar, e organização de minha mesa e o hábito de manter minha agenda em dia.Tento colocar em prática, mas, infelizmente me perco e minha desculpa é…
“falta de tempo”. Vou me esforçar, procurarei sempre me lembrar de suas dicas. Muito Obrigada.
By: jose luiz on 06/10/2009
at 20:04
Reifico meu nome, referente comentário acima, meu nome é Janete.
By: janete on 06/10/2009
at 20:06
Como é q vcs descubriram os meus segredos de organização???
Brincadeiras a parte, a organização faz com que não só a pessoa mas todos a sua volta de sintam bem.
Valeu pelas dicas…
Deus abençoe a todos!!!
By: João Maycon on 31/10/2009
at 12:40
Amei …vou tentar ser mais organizada agora rsrsrs bjsss!
By: Fátima on 02/12/2009
at 11:17
Adorei as regras,tenho tentado ao máximo executa-las.Gosto muito de tudo no lugar,organizado,acho até que sou meia paranoica.As vezes,deixo de fazer algo para organizar o que está fora do lugar.Acredite,chego em casa e vou colocando tudo no lugar,ou seja por mais que alguém me ajude,acho sempre que não ficou do meu jeito,ai vou lá e entro em ação.Naõ sei se deveria rir,ou chorar,mais gosto disso…
Parabéns!!!
By: Príscila Vania on 02/12/2009
at 13:09
José Luiz não é á toa que me tornei a rainha da arrumação aqui e Poa sou sua fã num 1 graças a voçê desde 2007 venho realizando esse magnifico trabalho ,fora do comum ,totalmente inovador aqui na cidade ,sou personal organizer com muito orgulho ,obrigada OZ !!
Nota dez essas suas nova dicas ,já havia incluido (parecidas ) em minha apostila do curso que dou aqui e Poa , mas até hoje não consegui colocar em meu site .
Pois esiste um ditado, casa de ferrero ,espeto de pau EU SOU A PRÓPRIA
Grande abraço
Patricia Damiani
By: Patricia Damiani on 08/12/2009
at 0:00
Que legal Patricia! Boas iniciativas sempre rendem frutos. Bola pra frente e boa sorte pra você. Precisando de ajuda estamos por aqui.abs
By: José Luiz on 08/12/2009
at 12:41
José Luiz quero dizer que amo este site. Sinceramente não sou “totalmente organizada”, mas tenho melhorado a cada dia com as super dicas deste. Parabéns!!!!!!!
By: Liliane on 29/04/2011
at 21:56
José Luiz,
Adorei o artigo, vou compartilhar no facebook, ok?
By: Ana Ziccardi on 23/05/2012
at 12:35
ok, obrigado
By: José Luiz on 23/05/2012
at 12:41