Publicado por: José Luiz | 26/07/2009

Organizando-se para trabalhar em casa

Com a evolução da tecnologia, o conceito de Teletrabalho (telework ou telecommuting) ou Tele-trabalhador, vem se tornando cada vez mais presente no meio corporativo e pode ser definido resumidamente nas palavras: Organização, Mobilidade e Tecnologia.

Se você trabalha em locais diversos ( em casa, no hotel, no cliente, no escritório virtual, no carro,etc) e se comunica via internet ou outros meios, transmitindo dados para sua equipe ou escritório central, pode ser considerado um tele-trabalhador.

Neste e outros artigos sobre Home Office ou trabalho em casa, vou abordar apenas as questões pertinentes ao ambiente e à organização do espaço.

Criando algumas regras

Quando você trabalha em casa, na maioria das vezes seu maior desafio em manter-se organizado e gerenciando seu tempo é convencer a todos ao redor de que você está trabalhando! Uma posição firme é essencial. Se um amigo telefona ás 10:00h da manhã para falar de um assunto pessoal, delicadamente diga-lhe: “Estou no meio de um projeto importante. Posso ligar para você à noite?”

Não tente assumir seu papel de pai ou mãe e de profissional ao mesmo tempo. Considere a contratação de uma babá para cuidar das crianças. Se você precisa trabalhar enquanto suas crianças estão em casa, explique o que você está fazendo da forma mais clara possível e estabeleça alguns sinais físicos para indicar quando você está trabalhando e não pode ser interrompido, exceto em emergências. Uma porta fechada ajuda bastante. Finalmente, comprometa-se a dedicar um tempo determinado aos seus filhos e cumpra a promessa.

Preparando o ambiente

Dependendo da sua atividade, você pode necessitar de um ambiente que ofereça mais, ou menos tranquilidade, mais, ou menos conforto. Planeje com cuidado e defina quais serão suas necessidades antes de resolver que tipo de móveis e instalações irá utilizar.

Você pode precisar apenas de uma escrivaninha simples e uma cadeira confortável ou pode necessitar de uma estação de trabalho mais completa com gaveteiro,  porta arquivos, computador , impressora, roteador sem fio etc.

Tudo vai depender das suas necessidades de trabalho, do espaço disponível e obviamente do tamanho do seu bolso.

Organizando seu espaço

Alguns itens podem ser essenciais para a organização do seu espaço de trabalho em casa.

Por exemplo, não há nada mais frustrante do que precisar imprimir um documento super importante e descobrir que a tinta da multifuncional acabou. Neste ponto você pode gastar um bom tempo para encontrar uma loja aberta no meio da madrugada ou no domingo à tarde, mas não seria muito mais simples certificar-se de que você tem cartuchos extras guardados?

Papel e cartucho para impressora, grampos, canetas, fitas adesivas, requa, estilete, etc. Faça uma lista dos itens essenciais para você, compre-os em quantidade suficiente para 30 dias pelo menos.

Tenha o material necessário, em quantidade suficiente e estrategicamente colocado ou armazenado em sua mesa ou armário próximo, de forma a facilitar a sua vida e economizar o seu tempo.

Utilizando a Tecnologia a seu favor

No seu planejamento, defina que tecnologias são necessárias para o bom andamento do seu trabalho.

Algumas podem ser obrigatórias, como um bom computador de mesa ou notebook e conexão básica de Internet. Outras podem ser desejáveis, como uma conexão banda larga de alta velocidade e um smartphone adequado, pois podem melhorar a sua produtividade.Tudo vai depender do tipo de atividade. Para um escritor que escreve seus livros em casa, a tecnologia pode ser menos importante do que para um webdesigner que precisa estar em contato constante com seus clientes, trocando arquivos pesados e necessitando de comunicação constante.

De qualquer forma, a tecnologia é fator potencial para o aumento da produtividade de quase qualquer tipo de trabalho hoje em dia.

Um notebook, ( mais adequado na maioria dos casos) e um Smartphone  (recomendo a todos, mas principalmente para quem precisa de mobilidade), uma impressora multifuncional (impressora, fax,scanner e copiadora) e uma conexão banda larga são itens essenciais. Existem modelos mais ou menos sofisticados, mas os preços tem caído bastante e com uma boa programação financeira, qualquer pessoa consegue montar seu escritório pessoal.

Achei este vídeo com o jornalista e consultor Mario Persona, onde ele dá dicas sobre como trabalhar em casa, bastante interessante.

Voltarei ao tema em outros posts.

iTempoOrganize-se! Você pode!

José Luiz S.Cunha


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Responses

  1. MARAVILHA; essa dicas são vitais, práticas e necessárias, brigadão mesmo. Sou dona de casa mas tenho apreciado e aproveitado muitas de suas dicas para orgnização doméstica, pessoal, particular….Continuem a dividir conosco essa informações práticas !!!!!!!

  2. Essas informações fazem toda diferença nesses tempos em que não temos tmpo suficiente para todos nossos comprmissos. Saudações e até + !!

  3. Excelente palestra!
    Esclarecedora, instigante e sobretudo animadora!
    Oarabéns!
    Obrigado

  4. MUITO GRATO, AJUDOU BASTANTE – OBRIGADO


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