Publicado por: José Luiz | 30/03/2010

7 Benefícios da Organização Pessoal

Você acha que organizar suas coisas é uma tarefa chata ou trabalhosa?

Tem gente que acha que não vale a pena gastar tempo organizando as coisas, ou até receia que organizar-se poderá modificar seu estilo de vida ou ainda comprometer sua criatividade. Outros ainda pensam que pessoas organizadas são muito tensas ou “caretas”. Pensar desta maneira é um erro. Quando investimos parte do nosso tempo para organizar o espaço de trabalho ou nossa vida financeira por exemplo, estamos na verdade assegurando melhores condições para conseguir cumprir nossas tarefas de forma mais eficaz e produtiva e aproveitar melhor a vida.
Veja abaixo o vídeo Vizinhos Organizados (produzido pela Ikea).

Veja abaixo os 7 principais benefícios da organização (existem dezenas de outros)

  1. Tenha boas surpresas e renove suas idéias – quando você começar a organizar as suas coisas, papéis, objetos e roupas, e que considerava perdidos para sempre, muitos destes objetos aparecerão como mágica, bem na sua frente. Muitas vezes também, quando começamos a remexer em nossas gavetas e arquivos, acabamos por re-encontrar projetos e idéias que haviam ficado esquecidos no tempo. Isso acaba nos estimulando a ter novas idéias.
  2. Relaxe e divirta-se – a forma mais fácil de transformar o momento da organização numa atividade divertida e descontraída é colocando uma roupa confortável e suas músicas preferidas pra tocar. Crie um clima onde você se sinta bem e mãos a obra. Aproveite e depois me conte como foi sua experiência ok?
  3. Abra espaço para o novo – jogue coisas fora! Quantas camisas você tem e não usa há mais de seis meses? Quantas revistas e papéis inúteis estão guardados há séculos? Abra espaço nos seus armários e gavetas para as coisas novas. Abra espaço para o novo na sua vida. Deixe a energia circular. Respire!
  4. Faça mais em menos tempo – quando você possui seu espaço de trabalho organizado e adquiri o hábito de planejar sua agenda e suas tarefas, a produtividade aumenta e você vai conseguir fazer muito mais coisas em menos tempo.
  5. Diminua seu stress – quantas vezes você chegou ao final do dia com a sensação de que não fez nada e com várias tarefas pendentes na sua agenda? Isso estressa e esgota suas energias. Planeje sua agenda com antecedência e deixe-a “respirar” mantendo espaços livres ao longo do dia e garantindo espaço de manobra para o melhor gerenciamento do seu tempo.
  6. Aumente suas chances de crescimento profissional – pessoas organizadas são mais bem avaliadas, impressionam melhor seus pares e seus chefes, e estão mais preparadas para alcançar melhores resultados no trabalho.
  7. Economize dinheiro – Mantendo um controle eficiente de suas receitas e seus gastos você consegue planejar melhor seu orçamento e fazer compras de forma mais consciente e eficiente.

Organize-se, você pode!


Respostas

  1. Muito interessante, coloco sempre em prática, o ambiente fica mais leve e acolhedor.

  2. Muito interessantes as orientações! Venho tentando colocá-las em prática. Minha ansiedade atrapalha o metodismo. Mas é necessário. Eu chego lá.

  3. ei amei esse video acho que é assim que meus visinhos se comportam com relação a mim pois estou sempre organizando tudo com as dicas de vcs e claro..


Deixe um comentário

Categorias