Publicado por: José Luiz | 30/04/2010

Você costuma fazer várias coisas ao mesmo tempo?

Ser uma pessoa multi-tarefa pode te custar caro!

Capture Esta semana no condomínio onde moro, uma mulher foi tentar colocar a chupeta na boca da sua filha que chorava, enquanto dirigia. 2 segundos de desatenção e de repente uma lombada surgiu na sua frente. Assustada, ela confundiu-se e apertou o pedal do acelerador ao invés do freio. Isso fez com que o carro saltasse, pegando o outro que estava à frente e causando o capotamento do veículo. Detalhe, o carro da frente era o do próprio marido (é sério!). Graças a Deus ninguém se machucou pois estavam em baixa velocidade.

Do outro lado do mundo, conclusão de uma pesquisa recente realizada no Reino Unido , mostrou-se que “falar ao telefone celular enquanto se dirige pode ser mais perigoso do que dirigir depois de beber”. Veja esse vídeo.

Se a combinação de duas tarefas simples como estas acima já apresenta este resultado, o que dizer então das situações do nosso dia a dia no trabalho, onde muitas vezes insistimos em executar (ou tentar pelo menos) várias atividades ao mesmo tempo. Você já se viu em situações como esta do vídeo abaixo?

A sabedoria oriental ensina que devemos fazer uma coisa de cada vez. Se for comer, coma apenas. Se for correr, apenas corra. Resumindo, evite sobrecarregar sua mente, concentre-se naquilo que está fazendo e terá mais eficiência, mais produtividade e menos stress.

Se considerássemos estas orientações quando estamos trabalhando, poderíamos obter muito mais eficiência.

A psicóloga e pesquisadora Yuhong Jiang, da Universidade Harvard e Minnesota, comparou imagens do cérebro de estudantes submetidos a múltiplas tarefas às de outros que reagiam a um único estímulo. O resultado foi desolador. “O cérebro humano é incapaz de processar duas coisas ao mesmo tempo. Além de não ter essa capacidade, ele forma uma “fila” de tarefas que atrapalha a execução geral, provocando erros e atrasos”, diz ela.

Estudo da Universidade de Stanford na Califórnia, mostra que a geração digital multitarefa pode ter um alto custo mental

Você pensa que pode falar ao telefone, enviar uma mensagem instantânea e ler seus e-mails tudo ao mesmo tempo? Os pesquisadores de Stanford dizem que mesmo apenas tentando, isso pode prejudicar o seu controle cognitivo.

Veja este vídeo que traduzimos e que mostra como o teste foi realizado.

O estudo mostrou que pessoas que são regularmente bombardeadas com grandes fluxos de informação eletrônica  prestam atenção, controlam a sua memória ou mudam de uma tarefa para outra, não tão bem como aqueles que preferem realizar uma tarefa de cada vez.

É um cenário bem familiar: enquanto você está escrevendo, trabalhando em algo importante, uma mensagem aparece. “Você recebeu um e-mail” ou “ocorreu um erro”. Você tem uma decisão a tomar: prestar atenção à esta nova questão ou continuar trabalhando nas suas tarefas mais importantes.
Se você é como a maioria das pessoas, segundo Shamsi Iqbal, candidata à PhD no Departamento de Ciências da Computação de Illinois, você irá parar de fazer o que estava fazendo e dará atenção à mensagem. E depois, checará outro e-mail, navegará um pouco pela internet, e irá começar a fazer outras coisas. Sendo assim, depois de gastar apenas alguns segundos para checar a mensagem que o interrompeu, podem levar 9 ou mais minutos para que você retorne à sua tarefa original.

Bem, acho que já deu pra perceber que “fazer várias coisas ao mesmo tempo” pode não ser uma coisa tão legal quanto você achava, certo? Mas então, o que fazer e como evitar situações multi-tarefas?

O jeito mais simples e rápido é melhorando a sua organização pessoal. Quanto mais controle você tiver sobre suas tarefas e a forma como utiliza o seu tempo, mais condição terá de conseguir concentrar-se numa tarefa de cada vez, ganhando mais tempo e obtendo resultados mais satisfatórios no trabalho e nas suas tarefas diárias.

Conheça nosso curso organize on-line e tenha acesso a inúmeras dicas e orientações para obter mais organização no trabalho.

Organize-se, você pode!

clip_image008

Anúncios

Responses

  1. […] Pessoas produtivas no trabalho Não são Multitarefa. Isso significa que elas não costumam fazer várias coisas ao mesmo tempo, pois sabem que isso diminui a eficiência na realização das tarefas. Elas procuram manter o foco […]

  2. […] · Faça uma coisa de cada vez – A pessoa multitarefa tem uma tendência maior a procrastinar ou deixar as coisas pela metade. Veja mais informações aqui […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: