Publicado por: José Luiz | 28/07/2010

7 dicas pra não esquecer das coisas

 

imageQuantas vezes você chegou no supermercado e descobriu que esqueceu a lista de compras? Entrou na farmácia e percebeu que não tinha a minima idéia do que foi fazer lá? Pior, quantas vezes você esqueceu o aniversário do seu melhor amigo(a)?

Esquecer coisas importantes de vez em quando é normal, acontece com todo mundo, mas esquecer coisas importantes o tempo todo, desculpe, mas é mesmo falta de noção! Sim, falta de noção do quanto isso pode prejudicar a sua vida e a vida das pessoas que você gosta.

Quer parar de esquecer as coisas? A principal dica que posso dar pra é:

Crie o hábito de utilizar uma agenda. Carregue-a sempre com você e acostume-se a anotar tudo. Tarefas, lembretes, compromissos, aniversários, idéias e toda informação que você precisará recuperar em algum momento. A agenda é a melhor memória que uma pessoa pode ter para melhorar sua produtividade no dia a dia. É uma pena, mas muitas pessoas utilizam qualquer pedacinho de papel para anotar informações importantes e não utiliza qualquer tipo de agenda, como demonstra uma de nossas enquetes, já respondida por mais de 5000 pessoas. Confira abaixo.

   image

A seguir coloco mais 7 dicas eficientes pra ajudar você melhorar a sua “memória”

1. Envie a você mesmo uma mensagem. Quando não houver outra possibilidade de registro, “envie-se” uma mensagem de texto , de voz ou mesmo um e-mail. A mensagem ficará registrada até que possa recuperá-la ou transferi-la para sua agenda.

2. Utilize uma “caixa de entrada” de anotações. A chave para não esquecer nenhuma ideia ou pensamento é capturá-los o mais rapidamente possível em uma caixa de entrada portátil que você mantenha à mão o tempo todo. Uma caixa de entrada portátil deve ser pequena, discreta e pronta para uso. Pode ser um gravador de voz, um assistente pessoal digital (PDA) ou um bloquinho de anotações.

3. Deixe sua “caixa de entrada” de anotações na cabeceira da cama. . Ao dormir nossa mente ainda trabalha elaborando novas idéias, através dos sonhos ou insights. Se tivermos à mão um gravador, caderno de anotações ou mesmo nossa agenda, este é um bom momento para tirar os pensamentos da cabeça e registrá-los.

image

4. Planeje tarefas rotineiras sempre no mesmo horário. Designe dias certos da semana para fazer certas coisas, como supermercado às segundas, levar a roupa para a lavanderia às terças e assim por diante. O hábito pode ser o melhor amigo da sua memória. Planeje sua rotina diária, semanal e se possível ate mensal! Isso lhe trará mais segurança quanto ao cumprimento das suas responsabilidades.

5. Coloque as coisas num lugar óbvio. Tem que devolver o DVD para a locadora? Deixe-o numa sacola pendurada na maçaneta da porta de saída da sua casa. Sempre esquece onde deixou as chaves do carro? Compre um porta chaves e pendure atrás da porta da cozinha ou outro local de fácil acesso, e acostume-se a deixar as chaves lá quando chega em casa. Coloque um bilhete no espelho do banheiro,te lembrando do remédio que precisa tomar.

6. Amarre um barbante no dedo. Tá bom, tá bom, essa idéia é antiga e até meio idiota certo? Mas funciona às vezes. Trocar o anel de uma mão para outra, inverter o lado do relógio no pulso etc, pode ajudar quando você precisa lembrar de algo num curto período, por exemplo no espaço de tempo entre sair do trabalho e chegar em casa.

7. Use um Smartphone. Essa é a dica de ouro. Existem centenas de aplicativos voltados à anotações, disponíveis para todos os tipos de smartphones ( sistemas android, iphone, windows mobile, symbiam etc). Além disso, uma vez que seu telefone estará sempre com você, sua agenda ou seu bloco de notas também estarão, facilitando o hábito de anotar tudo e na hora certa. Se você quer saber mais sobre smartphones, faça aqui o download gratuito do guia interativo Organize-se com um Smartphone.

O grande Albert Einsten foi certa vez questionado por um reporter: “porque o senhor, que possui uma mente considerada brilhante, precisa de uma caderneta para ajudá-lo a lembrar do seu próprio telefone?” Einsten respondeu: “”pra que vou ficar ocupando minha mente com informações sem importancia, se posso anota-las e depois consulta-las no momento que quiser?

Grande cara esse Einstein!

Organize-se, você pode!

image

Responses

  1. Amei as dicas…estou tentando me organizar e organizar meu tempo para melhor aproveitar a vida.
    Obrigada
    Kassia

    • era a dica que eu estava precisando

  2. Quanto a resposta, creio que seja uma pessoa que reiteradas vezes e desorganizada, sendo compulsivo nisso, ou seja ela gosta de viver assim sem qualquer preocupação com organização pois as coisas vão acontecendo conforme a cobrança da vida.

  3. Gostei de suas informações, tem conhecimento e base de pesquisas.
    Agora para me lembrar da agenda com anotações vou pensar primeiro no que tenho q me lembrar e pegar a agenda para ver…..
    Portanto vou procurar não esquecer muito e não usar tanta agenda.

  4. valeu msm com serteza vou comprar uma agenda

  5. Legal sua dicas, algumas delas eu já uso e com certeza vou usar outras técnicas pois vivo esquendo as coisas.
    Tenho bloco de anotações http://www.produtoschina.com/498728/Bloco-de-notas-formato-macã que é muito lindo, assim eu sempre uso para espalhar recados pela casa.

  6. gostei muito das dicas ! me ajudou a parar de me esqueçer muito das coisas , estava com certa dificuldade , mas concerteza essas dicas podem me ajudar ! parabéns pelas dicas !

  7. Fui Secretária durante anos! Aprendi na marra, a ser organizada. Mas, em casa, no nosso escritório é diferente! Não é só a gente que frequenta o local… Mas, a dica do
    caderninho de notas, que eu tenho sempre na minha bolsa, foi através de vocês, já tem tempo, e, que não vivo mais sem ter um caderninho à mão. Ai, os pagamentos que
    recebo, anotações de compromissos, etc, chegando em casa, passo para onde de
    direito: agenda, ficha de clientes, etc.. Nunca é demais ler e reler essas dicas maravilhosas e simples.

  8. Parabéns! e muito obrigada pela contribuição tenho certeza que me ajudara bastante.

  9. Achei muito interessante e inteligentes essas dicas estou muito confiante de que vao dar certo!
    Eu acho q nao terei mais problemas em lembrar das coisas e me acostumarei logo tenho certeza!
    OBRIGADO MESMO!
    BJUSSS!!!

  10. Sei que não irão ler mas mesmo assim falarei.

    Furado !
    Todo desorganizado que se preze não deixa as coisas fora do lugar por que não sabe mas por que existe forças que agem dentro dele.
    dês de falta de animo,falta de atenção,esquecimentos e excesso de compromissos e etc.

    É necessário entender a mente desse ser para saber o que é a desorganização
    Só sendo um ex desorganizado saberá como pensa e age um desorganizado.
    Um desenho animado que satiriza o modo de ser não ajuda apenas enfatiza
    o mal estado em que esse ser vive.

    Para um organizado a ordem vem de modo natural. Eu vejo isso neles.
    Duvido que um organizado fique brigando consigo mesmo sobre os deveres que não o fez.
    Dificilmente se desesperam por algo que dê errado e parecem que sempre ficam preocupados o que irão fazer depois.São egocêntricos por natureza também não se preocupam em humilhar quem não faz tudo corretamente como eles o fazem.

    Quero ser organizado para ter controle sobre minha vida.
    Mas quero antes de tudo quero ter a capacidade de suportar a desorganização alheia.
    E ajudar aqueles que não são.
    Só assim posso mostras que não é preciso ser um tirano para poder
    ter ordem.

    • Caro Luiz, somos democráticos aqui. Toda opinião será considerada.
      Não sei se compreendi muito bem seu comentário, mas gostaria de lhe dizer que no nosso portal http://www.organizesuavida.com.br você poderá encontrar centenas de outros artigos. Nosso objetivo é ajudar as pessoas organizadas ou desorganizadas a encontrar soluções e alternativas para resolver seus problemas do dia a dia. Nem tudo funciona igual para todo mundo, assim é preciso encontrar aquilo que funciona pra você.
      O desenho e o vídeo a que você se refere objetiva tratar com bom humor problemas vividos por milhares de pessoas. Ninguém é 100% organizado nem 100% desorganizado e muitas vezes a pessoa é organizada numa área e desorganizada em outra.
      Se formos falar de pessoas cronicamente desorganizadas, aí estaremos falando de uma patologia, tema que dificilmente abordamos em nossos artigos. De qualquer forma, você poderá encontrar em nosso portal também alguns artigos sobre a desorganização crônica.
      Obrigado

  11. meu amigo[a] sua dica veiu na hora certinhaa
    brigadão gente que Deus te de muitas e muitas ideias boaaaa


Deixe um comentário

Categorias

