Publicado por: José Luiz | 29/09/2010

4 dicas para organizar o seu computador

meu computador, minha casa!

clip_image002Não sei quanto a vocês, mas eu não vivo mais sem meu notebook e meu Smartphone. Não sou viciado, sou apenas dependente ( se é que existe alguma diferença nisso!).

Outro dia me dei conta que eu talvez viva mais tempo “dentro” do meu computador que em qualquer outro ambiente físico da casa ou escritório.

Eu crio, planejo, pesquiso, escrevo, me comunico, me divirto, enfim, faço muita coisa conectado ao meu computador.

Nada mais natural então, que eu mantenha este espaço digital limpo e organizado.

Quanto mais o computador fizer parte da sua vida, mais importante será que ele esteja organizado. Se ele virar uma bagunça, sua vida corre o risco de virar uma bagunça também, acredite.

Um computador bagunçado , além de desconfortável de usar, faz você perder tempo e pode colocar suas informações em risco.

A seguir sugiro algumas ações simples para manter sua “casa” digital em ordem.

1. Desktop – aquela área onde ficam os ícones com atalhos para os softwares e onde você coloca seu “papel de parede” (foto ou imagem preferida)

Deixe seu desktop  em ordem eliminando os ícones que não utiliza e organizando os que ficarem, de uma forma que possam ser facilmente localizados.

Ter acesso rápido aos programas que mais utuiliza, economiza muito tempo, mas não exagere na criação de ícones e atalhos pois o computador pode ficar mais lento, e quantidade excessiva pode te confundir na hora de procurar o que quer.

Sempre que criar um ícone novo descarte um que você não usa (há mais de 3 meses por ex.)

Lance mão da barra de tarefas que fica na parte inferior da tela. Ali é possível colocar mais alguns atalhos que podem ser acionados com um clique simples. Isso agiliza bastante a abertura dos aplicativos que você mais usa.

clip_image004

2. Faça Backup

Conheço pessoas que tiveram o notebook roubado ou o computador assassinado por um vírus e depois precisaram ir pra terapia quando constataram que não possuiam backup. Posso garantir, é uma das piores sensações que um ser humano pode experimentar, quando ele descobre que perdeu meses ou anos de trabalho e vai ter que fazer tudo de novo, na melhor das hipóteses. Por outro lado você vai respirar aliviado quando precisar do backup e ele estiver lá, lindo e atualizado. Lembre-se de manter uma cópia de se backup em local seguro.

Um programa legal pra fazer backup e bem simples de usar é o Synctoy da Microsoft.

clip_image006

não tinha backup?


3. Aplicativos que ajudam

Seu computador está demorando muito pra inicializar? Descobri um aplicativo fantástico, que vai te ajudar a organizar e eliminar os softwares desnecessários que carregam na hora em que você liga o computador.

Quando instalei o SOLUTO, descobri que tinha 88 programas sendo carregados e que faziam meu notebook levar 3 minutos e meio pra inicializar, uma eternidade pra mim. Consegui diminuir este tempo para quase 3 vezes menos. Você pode fazer o download do aplicativo em www.soluto.com .

Um outro aplicativo interessante que pode te ajudar a fazer uma faxina geral, melhorando a performance do seu computador é o CCLEANER . Veja mais detalhes e faça o download em www.baixaki.com.br/download/ccleaner.htm

O GOOGLE DESKTOP pode salvar a sua pele quando precisar encontrar um documento perdido nas profundezas do seu computador. Faça o download em http://desktop.google.com


4. Organize seus arquivos e pastas

Se a bagunça está generalizada e você resolveu que vai começar do zero (uma sabia decisão), então é melhor fazer o seguinte: crie no Windows Explorer uma pasta com o nome @ Documentos Antigos ( o arroba faz com que a pasta fique em primeiro lugar no grupo) por exemplo, e coloque ali todas as pastas atuais. Depois defina as novas pastas e categorias que pretende utilizar a partir de agora. Aos poucos, quando tiver tempo e conforme vá trabalhando com seus documentos antigos, vá transferindo-os para seu novo sistema, agora organizado.

Exemplo de uma nova organização

clip_image007

Não esqueça de organizar suas pastas de e-mails. Veja como no artigo organize seus e-mails.

clip_image009

Anúncios

Responses

  1. […] desktop limpo, seus arquivos corretamente nomeados e suas pastas bem categorizadas. Manter nosso computador organizado pode garantir uma grande economia de tempo e aumentar a […]

    • Eu sou totalmente desorganizado , tenho 7 comercios e vivo no meio de minhas bagunças tenho 43 anos 130 funcionários e tenho velhos habitos ou não tive e não aprendi a ser organizado sou indisciplinado com tudo. Isto me desagrada e~sei que sozinho não conseguirei,

      • O primeiro passo você já deu, que é o de se concientizar do problema. Não tente organizar-se de uma vez pois isso pode parecer uma tarefa impossível. Você pode por exemplo separar 30 minutos por dia na sua agenda e ir organizando-se aos poucos, uma área de cada vez. Primeiro o computador, depois sua mesa, sua agenda, seus arquivos e documentos e assim por diante. No nosso site e aqui mesmo neste blog você encontrará várias dicas para fazer isso. Com vontade e um pouco de disciplina, em 30 dias você pode mudar a sua vida. Tenha certeza que isso é possível e nada complicado de fazer. Garanto que vai valer a pena. A busca de um consultor pessoal para te ajudar nessa tarefa também é uma alternativa a se considerar. Boa Sorte!

  2. obrigado me ajudo muido abraço samuel….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: