Publicado por: José Luiz | 19/12/2010

5 dicas para viver com simplicidade e organização em 2011

clip_image002O que é simplicidade afinal? Não existe uma teoria sobre o que é ser simples. Isso varia muito de pessoa para pessoa. Coisas que funcionam bem pra mim pode não funcionar tão bem pra você. Devemos buscar soluções e alternativas que nos ajude a viver de uma maneira mais simples e organizada, mas sem forçar nossa natureza. O segredo é adotar hábitos que possam contribuir para que a gente alcance o equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional, de forma prazerosa. Abaixo coloco algumas dicas que podem servir pra você.

clip_image0041. Faça planos simples – Um plano simples é aquele fácil de ser seguido e que pode ser executado com poucas ações objetivas. Por exemplo, minha meta é ir pra Itália nas férias do ano que vem. Minhas ações poderiam ser: pesquisar qual a melhor época para a viagem, consultar uma agência e escolher o melhor pacote, negociar minha saída de férias na empresa, providenciar os recursos financeiros necessários e organizar a viagem. Esta é uma época propícia para fazer as nossas resoluções de ano novo, mas se não as planejarmos corretamente, corremos o risco de não as realizarmos. De novo. Veja aqui o artigo

clip_image0062. Simplifique seu espaço de trabalho – Trabalhar num espaço limpo e organizado é fundamental para que possamos manter o foco e ganhar produtividade. Isso não significa deixar tudo arrumadinho ou bonito aos olhos dos outros, mas sim deixar de uma forma que funcione bem pra você. Jogue coisas fora, limpe suas gavetas e organize seus arquivos. Dica: conheça o OZ! Arquivo Mágico. Separe um dia exclusivo para esta atividade e mãos a obra. Veja aqui um guia simples para ajudar você nesta tarefa.

clip_image0083. Use os recursos digitais a seu favor – Assim como uma mesa ou ambiente bagunçado, um computador desorganizado também pode roubar o nosso tempo e prejudicar nossa produtividade. Veja aqui como organizar seu computador e seus e-mails. Considere também a possibilidade de utilizar um Smartphone (Iphone, blackberry, etc) para organizar e simplificar a sua vida. O smartphone pode te ajudar a centralizar todas as informações que você precisa para gerenciar tarefas e atividades, além de oferecer inúmeros outros recursos úteis. Veja esta matéria sobreo assunto.

clip_image0104. Não acumule coisas demais – Simplifique sua vida. Crie o hábito de tirar duas peças de roupa do armário a cada uma nova que comprar. Um armário ou closet entulhado, entre outros problemas, faz com que você perca o controle sobre o que tem e compre coisas desnecessárias. Uma ou duas vezes por mês de uma olhada nas coisas que você não usa mais e separe para doar. Seu vizinho, sua prima ou uma pessoa carente podem estar precisando. Além de roupas, veja também brinquedos, livros, equipamentos esportivos , CDs, Games e todas aquelas bugigangas que caem na sua cabeça quando você abre o maleiro do quartinho dos fundos. Quer uma ideia legal? Deixe algumas dessas coisas que não usa mais, no porta-malas do seu carro, e ofereça à pessoas carentes, quando encontra-las pelas ruas .

clip_image0105. Concentre-se naquilo que é importante – Aprenda a fazer uma coisa de cada vez e focar naquilo que realmente importa pra você. O hábito de planejar é importante para ajudar você a ser mais produtivo e evitar o retrabalho. Planejamento não significa necessariamente uma coisa complexa. Uma ótima ideia e que pode facilitar muito a sua vida é utilizar a técnica dos Mapas Mentais. Se quiser conhecer mais acesse esse site ou leia este livro.

Organize-se, você pode!

clip_image012

Anúncios

Responses

  1. Adorei suas dicas, vou utiliza-las obrigado !

  2. Olá, José Luiz!
    Gostei muito das últimas matérias publicadas.
    Sou jornalista e gostaria de entrevistá-lo. Por favor, pode me enviar um email seu para que possamos nos comunicar?
    Obrigada
    Tatiana (tatiana@palavrascom.com)

  3. José Luiz, adorei o blog, o logo e as dicas.
    Até amanhã,
    Zetta Casalena

  4. Persigo muito a organização, mas as vezes acho que estou numa luta sem vitória.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: