Publicado por: José Luiz | 26/03/2011

Organize-se para fazer a sua declaração do Imposto de Renda 2010

clip_image002 A corrida de entrega da Declaração de IR deste ano já começou . Muitas pessoas tremem só de pensar nisso, principalmente aquelas que não organizaram seus documentos e empurram o assunto com a barriga até a última hora. Se quiser evitar que esta se transforme na fase mais estressante do ano, é melhor se planejar.

 

 

Você sabe quais são os documentos e informações que irá precisar?

Documentos
  • RG e CPF
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de endereço
  • Código da sua profissão
  • Número da Conta Bancária que deverá receber a restituição do Imposto de Renda, se houver
Documentação Fiscal/Tributária
  • Declaração do IRPF de 2009 impressa ou em arquivo
  • Informes de rendimentos recebidos em 2010
  • Extratos fornecidos pelos seus bancos

– Informações sobre Cadernetas de poupança, Conta Corrente, Aplicações Financeiras, Títulos de Capitalização, Ações, etc.

  • Documentos comprobatórios de despesas com educação dos dependentes ou sua mesmo (ao menos o nome e o CNPJ do estabelecimento de ensino);
  • Recibos de despesas médicas em geral;
  • Notas fiscais de aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas com receituários médicos
  • Nome e CPF dos pagamentos e/ou doações feitos a Pessoas Físicas (Ex.: Médicos, dentistas, psicólogos etc.)
  • Nome e CNPJ dos pagamentos e/ou doações feitos a Pessoas Jurídicas (Ex.: Planos de Saúde, Exames Laboratoriais etc.)
  • Escrituras de imóveis adquiridos em 2010 (dos anos anteriores já deverá constar estas informações no IRPF de 2009)
  • Documento de compra e/ou venda de veículo automotor (marca, modelo, placa, data da alienação e nome e CPF/CNPJ do vendedor quando for comprado e do comprador quando for vendido)

Quanto tempo você precisa para conseguir juntar tudo isso?

1 hora, 3 horas, 1 dia ou 1 semana?

Se você for uma pessoas organizada não vai gastar mais que 5 minutos! Isso mesmo. 5 minutos são mais que suficientes para encontrar todos estes documentos se eles estiverem organizados como devem. Vamos ver como fazer isso.

Organize sua papelada

Agende pelo menos 1 hora para este trabalho (talvez mais, isso depende de cada um). Considere que este será um momento importante, pois além de organizar os documentos de que precisa para o IR, provavelmente você irá encontrar outros papéis e objetos perdidos há tempos em suas gavetas.

Caso não tenha recebido alguns destes documentos, é preciso ir atrás deles. Faça isso através dos sites de bancos e empresas. Também através dos extratos você poderá saber o quanto possuía na sua conta-corrente, quanto tinha investido e quanto já pagou de imposto direto na fonte. Lembre-se de que, tanto nos salários quanto nas aplicações em renda fixa, você paga imposto direto na fonte, e este montante deve ser descontado, na hora de calcular seu imposto a pagar.

image

Dica: Aproveite este momento para criar pastas, organizar-se melhor e facilitar a sua vida para o próximo ano. O arquivo mágico pode ser uma boa alternativa ou ainda alguns kits de pastas,subpastas e acessórios para seu arquivo pessoal.

Reserve tempo na sua agenda

Nada de correria de última hora! A preparação do IR é uma tarefa que exige tempo e concentração. Lembre-se de que qualquer erro ou inconsistência pode fazer sua declaração ficar retida na malha fina.
Portanto reserve tempo suficiente e com a antecedência necessária, para a elaboração de sua declaração. Vamos lá, anote em sua agenda, faça isso agora!

Tire suas dúvidas antes, escolha a melhor forma de envio, modelo etc. Pense duas vezes na conta que quer deixar para depósito da restituição, pois muita gente se esquece e acaba fechando esta conta no decorrer do ano, o que dificulta um pouco mais o recebimento do crédito.
Contador também precisa de tempo

Se sua intenção for contratar um contador para se fazer sua declaração de IR, é importante que tenha toda a documentação necessária para que ele prepare sua declaração sem pressa. Não deixe para a última hora, pois esta é uma época bastante complicada para estes profissionais e, se você não entregar a documentação a tempo, o contador provavelmente também vai se atrasar, o que irá gerar multa.

Se você não pretende contar com a ajuda de um contador, faça o download do programa no site da Receita e aproveite para navegar pelo site e tirar todas as suas dúvidas. Antes de concluir o preenchimento da declaração faça uma última revisão de todos os dados.
Encare o Leão de frente!

Lembre-se, já que é inevitável, o melhor é antecipar-se e preparar logo sua declaração. Desta forma você vai ter mais tempo para fazer direito, com menos stress e com menos chance de erro, evitando cair na malha fina da receita.
Mas de nada adianta ser o primeiro a entregar a declaração, se ela está cheia de erros e inconsistências.

Boa Sorte!

 

Organize-se, você pode!

clip_image002

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: