Publicado por: José Luiz | 30/08/2011

6 dicas para organizar seu computador

clip_image002

Assim como uma mesa ou ambiente bagunçado, um computador desorganizado também pode roubar o nosso tempo e prejudicar nossa produtividade.

Com a avalanche de emails, downloads, documentos, artigos e arquivos multimídia, saber organizar este ambiente digital, passa a ser uma tarefa cada vez mais importante para quem não quer jogar seu tempo fora.

Isso pode ter muito mais impacto em pessoas que como eu, que ficam mais de 40 horas por semana conectadas ao computador.

Vamos ver algumas dicas simples e eficientes para você organizar melhor os arquivos eletrônicos:

1. Área de trabalho (desktop)

Deixe-o limpo e organizado. Elimine os ícones que não utiliza e organize os que ficarem de uma forma que possam ser facilmente localizados. Evite salvar arquivos no área de trabalho ou deixar ali atalhos para programas que você raramente utiliza.

Crie atalhos para os softwares ou aplicativos utilizados com mais frequência (ex. word, excel, aplicativo de email, etc) Isso economiza muito tempo, mas não exagere pois um desktop muito carregado, além de deixar a máquina mais lenta, pode te confundir na hora de procurar o que quer.

2. Instale google desktop.

Ele serve pra como uma poderosa ferramenta de busca para ajudar você a encontrar documentos perdidos. A barra vai aparecer como um atalho e pode ser bastante útil num momento de desespero.

Você pode fazer o download em http://desktop.google.com

3. Faça Backup

Conheço gente que já foi para a terapia depois de ter seu notebook roubado ou o HD do seu computador corrompido, perdendo todos os seus arquivos e registros. Posso garantir que não vale a pena correr o risco. Faça cópia de tudo que for importante e mantenha-a em um local seguro. Seu backup pode ser feito em HDs externos, Pendrives, HDs virtuais (internet) ou mesmo em CDs e DVDs.

Um programa legal e bem simples de usar é o Synctoy da Microsoft.

4. Dê "nome aos bois"

Nomeie suas pastas e seus arquivos de forma clara e objetiva. Isso vai ser fundamental na hora que precisar localizá-los. Utilize o recurso de colocar a data. Ex: Projeto_nova_sede_OUT2011. Utilize o recurso da padronização, para tipos de arquivos usados com mais frequência. Por exemplo, se você tem muitos arquivos com nome Projeto, Propostas etc, o nome pode começar sempre com PROP_cliente A ou PROJ_cliente B, facilitando bastante na hora da busca.

5. Quer reorganizar tudo?

Se a bagunça está generalizada e você resolveu que vai começar do zero (pode ser uma sabia decisão), então é melhor fazer o seguinte: crie no Windows Explorer uma pasta com o nome
@ Documentos Antigos por exemplo ( o arroba faz com que a pasta fique em primeiro lugar no grupo), e coloque ali todas as pastas atuais. Depois defina as novas pastas e categorias que pretende utilizar a partir de agora. Aos poucos, quando tiver tempo e conforme vá trabalhando com seus documentos antigos, vá transferindo-os para suas nova pastas, agora organizadas.

Você verá que mais de 70% dos arquivos na pasta antiga vão permanecer intactos por muito tempo, ou seja, você provavelmente nem precisava deles. Aproveite para jogar coisas fora.

Exemplo de uma nova organização:

clip_image004

6. Não exagere na criação de pastas

Cuidado na hora de criar pastas e categorias para armazenar seus arquivos no computador. Isto vai economizar tempo na hora que precisar buscar uma informação ou documento. Criar dezenas de categorias pode obrigar você a efetuar um número muito grande de cliques e fazer você perder tempo até conseguir chegar no arquivo desejado.

Importante – lembre-se de conferir o nome do arquivo que está salvando , e renomeie-o se necessário. Muitas vezes fazemos o download de um programa ou arquivo que está com um nome em “sânscrito”, algo como Bhaktivedanta_twzz2009. Sabe quando vai encontrá-lo novamente se precisar?

Manda aí alguma outra dica que você tenha e queira compartilhar com a gente ok?

Boa sorte!

 

clip_image006José Luiz S.Cunha
                OZ! Organize Sua Vida

Anúncios

Responses

  1. Olá!!! Além de já praticar estas ações, ao final de cada ano eu faço um backup dos arquivos e pastas utilizadas no ano e salvo com este nome, por exemplo 2010, e só vou copiando para a pasta 2011 o que vou utilizando assim já consigo eliminar arquivos e pastas desnecessários que podem ficar armazenados apenas em backup para futura consulta.

  2. ótima dica Patricia, nada como começar o ano organizado e simplificado. abs

  3. perfeitooo

  4. Olá José Luiz, por que o site não é mais atualizado?
    Sempre gostei de vir aqui pra ler as novidades…

    • Ola Paulo. Estamos praparando uma reformulação na linha de comunicação e confesso que “abandonei” um pouco o Blog. Ele deverá ser incorporado ao portal em breve. Muitas matérias e artigos novos estão sendo postados diretamente no portal http://www.organizesuavida.com.br. A newsletter continuará a ser enviada mensalmente.
      Obrigado pelo apoio.
      Um abraço

  5. Olá José Luiz!
    O seu blog é maravilhoso e a OZ então, nem se fala!
    Desde que conheci o site da OZ Organize sua vida, fiquei apaixonada! Quanta coisa legal e útil para gente utilizar e conseguir dar conta de tantas atividades! Tenho vontade ler tudo e de comprar todos os produtos que a OZ oferece, mas essa atitude exagerada não combina com organização, hehe!
    Parabéns pelo seu blog e pela sua iniciativa de trazer para o Brasil uma empresa como a OZ.

    • Patricia, muito obrigado pelo seus comentários e seu apoio. Grande abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: