Sobre este Blog

O Blog organizadOZ! pretende ser um canal de discussão e opinião sobre como a organização pessoal pode contribuir para melhorar a produtividade no trabalho e o bem estar das pessoas em todas as áreas da vida. Queremos falar e ouvir opiniões de organizados(as) e desorganizados(as),  à procura de soluções idéias e dicas que venham tornar suas vidas mais simples e menos estressadas.

Mas afinal o que significa Organização Pessoal?

Organização pode ser um assunto extremamente emocional. Conheço algumas pessoas que resistem à organizar suas vidas, por que acham que isso poderia modificar seu “estilo” – forçando-as por exemplo a serem arrumadinhas, talvez sacrificando sua criatividade.

Outros acreditam que como tempo é dinheiro, perder tempo para organizar-se é improdutivo e não traz benefício algum.

É bom que se diga que a organização por si só, não tem importância, mas os benefícios que ela pode gerar sim.

Na verdade, quando investimos uma parte do nosso tempo para organizar nosso espaço ou nosso dia a dia no trabalho por exemplo, estamos assegurando melhores condições para conseguirmos cumprir nossas tarefas de forma mais eficaz, produtiva e até mesmo criativa

Segundo diversas pesquisas realizadas nos USA , bilhões de dólares são perdidos pelas empresas anualmente por conta da perda de tempo envolvida pelos trabalhadores na busca e recuperação de documentos e informações.

No Brasil não é diferente, mas poucos estão cientes dos custos específicos causados pela desorganização.

Vamos também combinar que ORGANIZAÇÃO NÃO É UMA QUESTÃO MORAL, não importa o que sua mãe possa ter te falado quando você era criança. De fato, o organizar por si só não tem valor. O único valor da organização é que ela pode te ajudar a conquistar alguma coisa importante para você ou para a empresa onde trabalha. A tarefa por si mesma é chata, mas a menos que você a faça, conseguir o que quer pode ficar muito difícil.

A boa notícia é que você pode se organizar. Ser uma pessoa organizada é, antes de mais nada, uma questão de atitude, de vontade.

Você encontrará muitas dicas neste blog ou acessando o portal www.organizesuavida.com.br , que possui muita informação e ferramentas que vão auxiliá-lo a obter mais produtividade no trabalho com menos stress, possibilitando um maior equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.

Calvin


Qual a sua opinião? Vamos lá, participe! Este Blog é seu.

iTempoOrganize-se! Você pode!
José Luiz Cunha

Responses

  1. Me identifiquei muito com o quadrinho fui assim por muitos anos rererreererer

  2. Nossa!! Este quadrinho é perfeito para minha irmã!! Ela e minha mãe vivem em pé de guerra por causa da desorganização. Sou superorganizada e por mais que tentemos ajudar minha irmã, alguns dias depois a bagunça está lá novamente. É muito difícil uma pessoa desorganizada conseguir manter as coisas organizadas por muito tempo…
    Beijos!

  3. As pessoas desorganizadas pensam que a bagunça só diz respeito a elas, mas não sabem o quanto a bagunça que fazem interfere também na vida de quem as rodeia.

  4. Interessante este enunciado sobre a arrumação do quarto, quem nunca passou por esta situação? Afinal tempo é algo que o ser humano que estuda trabalha , não tem, mas com força de vontade e persistência temos condições de manter nosso quarto limpinho e bem arrumadindo cheiroso e aconchegante, quantas vezes arrumei meu quarto e senti uma sensção prazeroza de plenitude existencial, tende fazer isto e diga-me o resultado beijo, beijo Penha

  5. É verdade! Uma peça da casa que esteja bagunçada incomoda todas as pessoas que vivem na mesma… Lembro que quando minha filha era adolescente eu respeitava,fechando a porta para não ver mas tinha dias que não aguentava e entrava com tudo para organizar.

  6. Adoro todos os texto da OZ!
    Gostaria de saber o que emocionalmente faz uma pessoa ser desorganizada?

    • Olá Angela, obrigado pelo apoio. Normalmente fazemos abordagens mais práticas relacionadas ao dia a dia das pessoas. Certamente que questões emocionais podem levar uma pessoa a ser mais ou menos desorganizada,seja temporariamente ou mesmo de forma definitiva, fazendo parte da sua personalidade ( no caso de algumas síndromes específicas por ex.). Você pode encontrar mais informações sobre isso nos artigos sobre desorganização crônica em nosso site. Um abraço

  7. José Luiz, achei seu blog numa pesquisa da internet sobre desorganização.
    Sinceramente, sou muito desorganizada, sempre tento arrumar meu quarto e nunca consigo completar a arrumação (tenho 22 anos!). acho que essa caracteristica pode ser uma faceta de um problema mais profundo: a falta de vontade. em todas as áreas da minha vida, nesses ultimos 6 anos, posso enumerar projetos não concluídos, caminhos abandonados. Não quero colocar a culpa no emocional ou em traumas pois acredito na autonomia do homem para fazer escolhas.. mas como adquirir essa vontade? eis o mistério. estou a procura da resposta, por isso compartilho minha busca em ser uma pessoa organizada.
    obrigada pelo excelente blog! um abraço!

  8. Olá Vanessa. Uau! 22 anos e já preocupada em melhorar sua organização? Posso garantir que isso já é um ótimo sinal. Sabe,a organização em si não faz sentido algum. Os benefícios que ela traz é que importam. Portanto, se quer encontrar “vontade”, encontre um “motivo” foque nos benefícios que terá organizando-se melhor em alguma área da sua vida. Vá devagar, faça um pouco de cada vez e vai ver como fica tudo mais fácil. Procure dicas e orientação no nosso portal e fique à vontade para enviar suas dúvidas.Boa sorte e um abraço

  9. Este blog é tudo o que eu precisava para começar 2011 organizada e pronta para não perder tempo!!!
    Adorei!!!

  10. Sempre quiz tudo organizado em minha vida, porém como tenho dificuldade em me desfazer das coisas, fica tudo muito bagunçado. A muitos anos atrás li o livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, mas para mim colocar em prática se tornou algo bem difícil. Agora que descobri o site do OZ, me considero uma mulher de sorte! Os textos que li, para mim foram de grande valia, pela facilidade e muita orientação. Pretendo comprar o arquivo magico, e fazer quem sabe o curso. Oz, Parabéns!

  11. muito bom, gostei,


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: